Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Itália na poética de Cecília Meireles será tema em conferência na ABL

Itália na poética de Cecília Meireles será tema em conferência na ABL

 

Conhecida como a poeta do instante e do efêmero em busca da permanência, Cecília Meireles será tema da conferência da professora e doutora em Letras Anélia Pietrani nesta quinta-feira (24) a partir das 17h30, na ABL.

Anélia irá se debruçar sobre o aspecto mais intrínseco à poética de Cecília: a temática da viagem em suas crônicas. O objetivo é observar como o olhar minucioso de Cecília Meireles incide sobre a Itália, país que tem grande relevância para a formação e construção do Brasil desde que o primeiro imigrante italiano aqui aportou, há 150 anos.

A coordenação ficará a cargo do Acadêmico Godofredo de Oliveira Neto.

A entrada é franca e as inscrições podem ser feitas pelo link: https://www.even3.com.br/a-italia-de-cecilia-meireles-497229

- Cecília Meireles é conhecida como a poeta do instante do efêmero em busca da permanência. Esse processo se intensifica quando Cecília discute o estado poético, o mistério das coisas ínfimas, o ser e o estar no mundo, a permanência do que resta pelo olhar que incide sobre as ruínas do mundo e de sua história. Embora também se possa verificar a temática das ruínas atravessando sua obra, esse último aspecto é especialmente relevante de ser estudado em seus "Poemas italianos", livro publicado postumamente em edição bilíngue com tradução do italiano Eduardo Bizarri.

Sobre Anélia Pietrani

Doutora e mestre em Letras pela Universidade Federal Fluminense, Anélia Montechiari Pietrani é Professora Associada de Literatura Brasileira da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro, membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras Vernáculas da UFRJ e coordenadora do NIELM/UFRJ (Núcleo Interdisciplinar de Estudos da Mulher na Literatura). Realizou estágio de pós-doutoramento na Indiana University, nos Estados Unidos, desenvolvendo pesquisa no Kinsey Institute e no acervo de Sylvia Plath da Lilly Library em 2018/2019.

Durante o período de outubro/2023 a setembro/2024, foi professora visitante sênior com bolsa Capes PrInt na Università degli Studi di Padova, na Itália, desenvolvendo pesquisa sobre a presença e recepção de Cecília Meireles na Biblioteca Beato Pellegrino da UNIPD.

Algumas de suas publicações e organizações de livros incluem: O enigma mulher no universo masculino machadiano (EdUFF, 2000), Experiência do limite: Ana Cristina Cesar e Sylvia Plath entre escritos e vividos (EdUFF, 2009), Euclides da Cunha: presente e plural (EdUERJ, 2010), Euclides: mestre-escola (EdUERJ, 2015), Escritas do corpo feminino: perspectivas, debates, testemunhos (Oficina Raquel, 2018), Crônica Trovada da Cidade de Sam Sebastiam e Cantata da Cidade do Rio de Janeiro de Cecília Meireles (Global, 2019) e Mulherada poeta (Oficina Raquel, 2023), além de artigos e ensaios em revistas especializadas.

21/10/2024