A Academia Brasileira de Letras apresentou o encerramento da série “MPB na ABL”, com o show “Antologia do Samba de Fato”, realizado pelo próprio grupo “Samba de Fato”, formado por Alfredo Del-Penho (violão e voz), Pedro Amorim (bandolim e voz), Pedro Miranda (voz e percussão) e Paulino Dias (percussão e voz).
O grupo apresentou batuques, maxixes, sambas de roda, sincopados, de gafieira, sambas-choro, mapeando a história do gênero. No roteiro, músicas de compositores fundadores do samba, tais como Pixinguinha, Donga, Sinhô, Noel Rosa, Cartola e Dorival Caymmi, Assis Valente, Paulinho da Viola, Wilson Moreira, Zé Kéti.
Os músicos do “Samba de Fato” foram os responsáveis pelos arranjos e pela instrumentação do show, além da escolha do repertório.
As músicas selecionadas foram: O que se leva dessa vida; Sandália de prata; Mangueira; Opinião/Acender as velas; Enquanto a cidade dorme; Pela décima vez; Amor demais; Levei um bolo; Coisa com coisa; Julieta; Okolofé; Velho na ladeira; Meu pecado; Pra que mentir; Peito sangrando; Batuca no chão; A voz do morro.
O show aconteceu no dia 9 de novembro, às 12h30min, no Teatro R. Magalhães Jr., com entrada franca, transmissão ao vivo pelo Portal da ABL e patrocínio da Petrobras.
Saiba mais
Grupo Samba de Fato
Os integrantes do grupo “Samba de Fato” são profundos conhecedores da cultura musical brasileira, conhecimento adquirido a partir de pesquisas e trabalhos realizados com diversos artistas, referências da tradição musical do país. Além de cantar, o quarteto domina diversos instrumentos, dispondo de uma autonomia incomum para explorar timbres e sonoridades originais nas suas interpretações, inclusive usando harmonizações vocais.
Veja também
Perfil da ABL no Twitter
Comente o evento no Orkut
Curta no Facebook
9/11/2011
03/11/2011 - Atualizada em 02/11/2011