De abril a dezembro, a Academia Brasileira de Letras preparou um projeto especial para lembrar o centenário de morte de Machado de Assis. "Machado Vive!" envolverá exposição, conferências, teatro, cinema, livros, espetáculos musicais e leituras dramatizadas sobre o maior romancista brasileiro.
Além dessas celebrações, o autor de "Dom Casmurro" ganhou uma Comissão exclusiva formada pelos Acadêmicos Eduardo Portella, Sergio Paulo Rouanet, Alfredo Bosi, Alberto da Costa e Silva, Antonio Carlos Secchin e Domício Proença Filho.
2º Ciclo abre Calendário Machadiano
A Agenda Cultural Machadiana começa hoje com o 2º Ciclo de Conferências. Durante essa edição, Acadêmicos e especialistas coordenados por Ivan Junqueira, secretário-geral da instituição, levarão ao Teatro R. Magalhães Jr. o universo literário do escritor.
A palestra de abertura é "O Romance de Machado de Assis", com Alfredo Bosi. Professor de literatura italiana e editor da revista "Estudos Avançados" (USP), o Acadêmico sempre teve interesse pela literatura brasileira. Desde 2003, ocupa a Cadeira n. 12 do Quadro dos Membros Efetivos na ABL.
Assista ao vivo aqui.
E Machado de Assis merece mais
Uma linha de concertos relembrará o famoso Club Beethoven, do qual o romancista foi criador e incentivador. Além disso, em setembro, a Academia vai realizar um concerto de música popular com repertório de época.
O Acadêmico Sergio Paulo Rouanet, diretor do Arquivo da ABL, prepara o lançamento do primeiro volume das 700 cartas recebidas por Machado, conservadas na instituição.
O cineasta e acadêmico Nelson Pereira dos Santos organizará semanas de cinema, com a exibição de filmes ligados à obra do contista. Trabalho semelhante acontece no Teatro R. Magalhães Jr. através das Leituras Dramatizadas das peças do escritor.
A ABL abrirá no dia 20 de junho uma exposição comemorativa que vai se estender do térreo do Centro Cultural ao Espaço Machado de Assis, no 2º andar.
15/04/2008 - Atualizada em 14/04/2008