Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Ernesto Rodrigues conta “causos” dos 60 anos da TV Globo

Ernesto Rodrigues conta “causos” dos 60 anos da TV Globo

 

Com experiência de quase 50 anos de jornalismo, Ernesto Rodrigues não poderia escrever um livro sobre a história dos 60 anos da TV Globo que não fosse uma reportagem em ordem cronológica. E não foi apenas um, ele está escrevendo uma trilogia sobre a história da Casa que ele conhece muito bem - trabalhou lá durante 15 anos.

No total, serão mais de duas mil páginas e cinco anos de pesquisa, 400 depoimentos do Memória e 60 entrevistas. Conversou com quem fez história em frente às câmeras, com jornalistas e atores de novelas, e funcionários que, dos bastidores, ajudaram a botar a emissora de pé, como executivos, administradores, publicitários e engenheiros. Essa história será contada na palestra "TV Globo 60 anos - hegemonia, concorrência e metamorfose" na ABL na próxima quinta-feira 25 de setembro, às 17h30. A coordenação será do jornalista Merval Pereira. A entrada é franca e as inscrições podem ser feitas pelo link: https://www.even3.com.br/tv-globo-60-anos-hegemonia-concorrencia-e-metamorfose-617041/

A palestra também será transmitida pelo Youtube da ABL: https://www.youtube.com/live/AugqAemlw1U?si=Hqzdyd3d3ijz41XM

Os dois primeiros volumes da trilogia já foram lançados. O primeiro, Hegemonia, cobre os acontecimentos ocorridos entre 1965 e 1984 e reconstitui as origens, o crescimento e a consolidação da liderança e da presença absoluta da emissora no cotidiano brasileiro.

O segundo, Concorrência, resgata os altos e baixos da Globo na travessia de 1985 a 1998, período histórico em que o Brasil passou por grandes transformações na política, na economia e no perfil social, econômico e cultural dos telespectadores.

Metamorfose é o terceiro volume, que será lançado ainda este ano, e contempla o período entre a virada do século e o início da década de 2020, época em que a Globo se viu obrigada a promover mudanças profundas em todas as suas áreas, da tecnologia ao conteúdo, para manter a liderança num cenário de transformações radicais impostas pela internet, pelas redes sociais e pelas novas plataformas de informação e entretenimento.

Rodrigues coletou episódios narrados não só por quem fez história em frente às câmeras, como jornalistas e atores de novelas, mas também pelos funcionários que, dos bastidores, ajudaram a botar a emissora de pé, como executivos, administradores, publicitários e engenheiros.

“Desde o começo, Roberto Marinho e os executivos que criaram a Globo buscaram padrões de qualidade à altura das TVs estrangeiras. Sempre em diálogo com o Brasil, espelhando e reagindo ao país, foi construída uma das melhores emissoras de TV do planeta.”

18/09/2025