Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Artigos > Reprovado no teste sobre mim mesmo

Reprovado no teste sobre mim mesmo

 

"Passando por aqui para lembrar algumas palavras, frases e expressões que nos infernizaram este ano. Inclusive passando por aqui. Se você for proativo, vai achar que isso é o novo normal. Estarão na sua zona de conforto. Mas, se for reativo como eu, vai achar que é uma narrativa que precisa ser ressignificada. É uma questão de empatia. É sobre entregar um discurso mais robusto e empoderado. Sei bem que não tenho o lugar de fala para harmonizar certos pontos fora da curva e que preciso aplicar toda a minha resiliência para fazer um realinhamento. O nível de fitness está hoje num sarrafo muito alto." Etc.

Foi assim que comecei uma coluna publicada aqui em 27/12/2023. Era uma paródia de expressões bobas e vazias já em voga naquela época —e ainda hoje—, que as pessoas repetiam como se tivessem acabado de descobri-las. A paródia, como se sabe, é um arremedo de alguma coisa, sempre com fins cômicos. Pois, há dias, amigos me informaram que o Enem me honrara com a escolha dessa crônica para uma questão de interpretação de texto e me mandaram as alternativas de interpretação oferecidas aos meninos. As alternativas eram:

"a. Menção feita à efemeridade de alguns usos linguísticos aleatórios; b. Subjetividade marcada pela reflexão que se desenvolve em primeira pessoa; c. Efeito estilístico de repetição intencional da palavra ‘assim’ no primeiro parágrafo; d. Sedução sugerida pelo envolvimento direto do leitor marcado nos usos de ‘você’ e ‘tu’; e. Humor gerado pelo uso das estruturas linguísticas que são objeto da reflexão desenvolvida."

Bem, como autor do dito texto, eu deveria marcar sem piscar a resposta certa e sair assobiando no azul, não? Mas confesso minha ignorância a respeito do que eu próprio escrevi. Reconheci-me parcialmente em algumas alternativas e por inteiro em nenhuma. Parece que, para o Enem, a alternativa certa é a "e". Eu preferiria a "a", embora não saiba o que são "usos linguísticos aleatórios".

Donde teria sido reprovado no teste sobre mim mesmo.

Folha de São Paulo, 23/11/2025