Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Node

Posse administrativa da diretoria, exercício 2026

Dia 11, às 16h, realiza-se, no Salão Nobre do Petit Trianon, a sessão de posse administrativa da Diretoria para o exercício de 2026. Às 17h30, no Teatro R. Magalhães Jr., encerrando o Ano Acadêmico de 2025, será encenada a peça “Não me entrego, não!”, com o ator Othon Bastos.

80 anos do Instituto Rio Branco

No dia 10, quarta-feira, às 16h, no Salão Nobre do Petit Trianon, será realizada sessão solene em comemoração aos 80 anos do Instituto Rio Branco, sob a presidência do Acadêmico Merval Pereira. O evento contará com palestra do Ministro de Estado das Relações Exteriores, Mauro Vieira, com a coordenação do Acadêmico João Almino, e as presenças do Acadêmico Edgard Telles Ribeiro e da Diretora-Geral do Instituto, Embaixadora Mitzi Gurgel Valente da Costa. Às 17h30, na Sala José de Alencar, o escritor Paulo Sabino ministrará a palestra “Ocupação poética – Homenagem ao Acadêmico Paulo Henriques Britto e Claudia Roquette-Pinto”. A coordenação é do Acadêmico Antonio Carlos Secchin.

Ciclos de Conferências de 2025

Teve início no dia 2 de dezembro, às 16h, na Sala José de Alencar, o décimo e último Ciclo de Conferências de 2025 intitulado “Memórias da Academia”, sob a coordenação geral do Acadêmico Antonio Carlos Secchin e coordenado pelo Acadêmico Arno Wehling que proferiu a conferência de abertura intitulada “A percepção de Joaquim Nabuco”; no mesmo dia, às 17h30, sob a coordenação do Acadêmico Antonio Carlos Secchin, o jornalista Claudio Soares falou sobre o livro Machado: o filho do inverno. No dia 9, encerrando o ciclo, o Acadêmico Domício Proença Filho discorrerá sobre "A percepção de Machado de Assis”.

Calendário do recesso de dezembro/2025 a fevereiro/2026

Dezembro: recesso de 11/12/2025 a 5/1/2026. A primeira sessão ordinária de 2026 ocorrerá no dia 5/3/2026.

Notícias da Acadêmica Ana Maria Gonçalves

No dia 1º de novembro, a Acadêmica Ana Maria Gonçalves participou da 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, dedicada a celebrar os vínculos culturais entre Brasil e África. Nos dias 11 e 12, esteve presente na 4ª Conferência Internacional das Línguas Portuguesa e Espanhola (CILPE2025), realizada na cidade da Praia, em Cabo Verde. Entre 13 e 16, esteve na Vila do Tarrafal, na Ilha de Santiago, onde participou de três eventos: abertura do I Seminário “Ler: África – Iberoamérica”, onde compôs o painel “Utopia como resistência. Resistência como utopia”, realizado no Museu do Campo de Concentração e participou da Feira Interatlântica do Livro para Infâncias, na Praça Central. No dia 20, esteve presente na Festa Literária das Periferias – FLUP, no Rio de Janeiro. Em 1º de dezembro, participará do encerramento do Projeto de Extensão “Educação antirracista em diálogos: família – escola – sociedade”, no Colégio Pedro II, em uma roda de conversa com o jornalista Muniz Sodré.

Notícias do Acadêmico Geraldo Carneiro

No dia 26, o Acadêmico Geraldo Carneiro participou de uma mesa-redonda sobre Camões no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), onde proferiu palestra dedicada à poesia. No dia 29, integrará a programação da Flipetrópolis. No dia 30, falará sobre Tom Jobim, em parceria com Alfredo Del-Penho, no I Festival Literário da Casa de Rui Barbosa – Fli-Rui, que neste ano tem como tema “Literatura e Democracia”.

“Livro vai, livro vem”

A ABL, a Secretaria de Cultura do Rio e o Metrô Rio estão juntos no projeto “Livro vai, livro vem” que tem o objetivo de incentivar a leitura entre os usuários do transporte na cidade. A Academia cedeu 1000 livros que estão espalhados em estantes em quatro estações de metrô – Pavuna, Central do Brasil/Centro, Saens Peña/Tijuca e General Osório/Ipanema. As estantes estão disponíveis de segunda a sábado, das 5h à meia-noite; e aos domingos e feriados, das 7h às 23h, mesmo horário de funcionamento do MetrôRio.

Ciclos de Conferências de 2025

Terá início no dia 2 de dezembro, às 16h, na Sala José de Alencar, o décimo e último Ciclo de Conferências de 2025 intitulado “Memórias da Academia”, sob a coordenação geral do Acadêmico Antonio Carlos Secchin e coordenado pelo Acadêmico Arno Wehling que proferirá a conferência de abertura intitulada "A percepção de Joaquim Nabuco"; no mesmo dia, às 17h30, sob a coordenação do Acadêmico Antonio Carlos Secchin, o jornalista Claudio Soares falará sobre o livro “Machado: o filho do inverno”. No dia 9, o Acadêmico Domício Proença Filho discorrerá sobre "A percepção de Machado de Assis”.