Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Eventos > Othon Bastos em "Não me entrego, não!"

Othon Bastos em "Não me entrego, não!"

Sobre: 

A ABL encerra seu ano cultural com o monólogo de Othon Bastos “Não me entrego, não!”, na quinta-feira, 11 de dezembro, às 17h30. A entrada é franca e haverá distribuição de senhas a partir das 16h30.

Othon Bastos celebra com o monólogo 92 anos de vida e 74 anos como ator. Com texto escrito e dirigido por Flávio Marinho e produção da Gávea Filmes, a narrativa da peça se desenvolve a partir de trocas entre dois amigos Flavio Marinho e Othon Bastos.

Quando Flávio recebeu um calhamaço de escritos que Othon deixou sob sua diligência, confiada pela amizade de décadas dos dois, nenhum deles imaginava que o solo elaborado sob minuciosa pesquisa, posteriormente escrito e dirigido por Marinho levando em conta os principais acontecimentos da existência de Othon, seria o celebrado sucesso de público e crítica que se transformou “Não me entrego, não!”. Com a experiência de quem criou muitos tipos e começou histórias diversas tantas vezes ao longo da vida, o ator Othon Bastos repete o gesto com frescor e números expressivos.

O desejo de voltar ao teatro partiu do próprio Othon que, após assistir à montagem de “Judy: o arco-íris é aqui”, também de Flávio Marinho, ficou com a ideia de estar em cena relembrando suas histórias. Motivado pela peça, o ator então sinalizou a Flávio que gostaria de ter um espetáculo contando a sua trajetória e lhe entregou cerca de 600 páginas de pensamentos. O espetáculo foi, assim, criando corpo e montado.

A peça completou 200 apresentações e 80 mil espectadores. Passou por diversas cidades do Brasil, como São Paulo, Brasília, Recife, Fortaleza, Belo Horizonte, Porto Alegre e Salvador.

O espetáculo recebeu láureas como o Prêmio Shell, que reconheceu Othon como Melhor Ator de 2024. O mesmo aconteceu no 19º Prêmio APTR de Teatro, onde o veterano levou o prêmio de Melhor Ator Protagonista, enquanto Flávio Marinho ganhou como Melhor Autor e a Gávea Filmes como Melhor Produção de Teatro Não-Musical. Somam-se a eles o Prêmio FITA (Festa Internacional de Teatro de Angra), que laureou Flávio Marinho na categoria Melhor Autor e Othon Bastos com o Prêmio Oficial do Júri. A dupla foi ainda homenageada na 1ª edição do Prêmio Arte e Longevidade Rio 2024 e Othon levou também o prêmio Cariocas do Ano da revista Veja Rio na categoria Teatro.

SERVIÇO:

“Não me entrego, não!”

Apresentação: 11 de dezembro de 2025

Horário: 17h30

Local: ABL - Teatro R. Magalhães Jr.

Endereço: Av. Presidente Wilson, 203 - 2o. Andar - Centro – Rio de Janeiro

Classificação Indicativa: 12 anos

Duração: 100 minutos

Distribuição de senhas a partir das 16h30