A Academia Brasileira de Letras promoveu o quinto “Seminário Brasil, brasis” de 2011, que trabalhou o tema “Feiras de Caruaru e de São Cristóvão: comércio ou laboratório?”, com a presença de Sylvia Nemer, Ivanildo Sampaio e José Neumanne. Participação especial de Maurício Kubrusly.
Reconhecidas pelo poder público como Patrimônios Culturais Imateriais, as feiras de Caruaru, em Pernambuco, e de São Cristóvão, no Rio, bem características dessas expressões econômicas e culturais - as feiras livres - que nasceram de forma espontânea, tornaram-se objetos de laboratório para estudiosos, submetidas a muitas interrogações sociológicas, e acabaram por se transformar em espaços de espantoso alcance e importância na vida social pernambucana e carioca.
Sob a coordenação geral do Acadêmico e Presidente da ABL Marcos Vinicios Vilaça [1]e coordenação do Acadêmico Marco Maciel [2], o seminário aconteceu no dia 25 de agosto, às 17h30min, no Teatro R. Magalhães Jr., com entrada franca e transmissão ao vivo pelo portal da ABL.
"O "Seminário Brasil, brasis" tem trazido a esta Casa os saberes vários e todas as manifestações históricas e artísticas. No caso de Caruaru, basta lembrar as expressões culturais como o baião, o xaxado, o movimento armorial, Ariano Suassuna, Mestre Vitalino, Luiz Gonzaga, Câmara Cascudo, as bandas de pífanos, sua presença no Nordeste e a forma como se estenderam para todo o Brasil, com adaptações como as que se encontram em São Cristóvão, para percebermos a importância desse debate"-. afirma o Presidente Marcos Vinicios Vilaça.
O “Seminário Brasil, brasis” tem patrocínio do Bradesco e da Bradesco Seguros.
Saiba mais
Sylvia Nemer
É bacharel (1993) e mestre em História pela PUC-Rio (1996), especialista em Jornalismo Cultural pela UERJ (2001) e doutora (com doutorado sanduíche entre 2003 e 2004 na Universidade Paris-X) em Comunicação pela UFRJ (2005).
Com a tese “Glauber Rocha e a literatura de cordel”, publicada pela Edições Casa de Rui Barbosa em 2007, recebeu o Prêmio Casa de Rui Barbosa (2005), o Prêmio Silvio Romero (2005) e menção honrosa do Prêmio Capes de Teses (2006). Professora substituta de História da UFRJ (2006-2007), coordenadora da “Oficina de Cordel” (projeto de extensão desenvolvido em 2007 na UFRJ que envolveu estudantes da universidade e alunos da rede pública de ensino do município do Rio de Janeiro), pesquisadora bolsista da Fundação Casa de Rui Barbosa (2006-2008), pesquisadora do Projeto Cordel desenvolvido pela Fundação Casa de Rui Barbosa com apoio do Programa Petrobrás Cultural (2008), organizadorado livro “Recortes contemporâneos sobre o cordel” a ser lançado em breve com
o selo FCRB/FAPERJ.
José Nêumanne Pinto
Jornalista:
Escritor:
Coautor dos livros:
Ivanildo Sampaio
Bacharel em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco, iniciou sua carreira ainda estagiário da Sucursal da Editora Bloch em Pernambuco, escrevendo seus primeiros textos para as Revistas Manchete e Fatos & Fotos.
Concluído o Curso, foi contratado pelo Jornal do Commercio de Pernambuco, onde exerceu as funções de Editor Regional, Editor da Primeira Página e Colunista diário.
Voltou à Bloch, como profissional, e foi transferido para a sede da Empresa, no Rio de Janeiro, onde trabalhou cinco anos, como repórter e redador na Divisão de Projetos Especiais.
Foi redator e produtor de programas da TV Educativa (RJ) e Coordenador de Comunicação do Projeto Minerva (Radio MEC); redator de programas da TV Tupi; redator de textos da agência CRC - Companhias Reunidas de Comunicação; repórter freelancer da Agência EFE e do Diario de Barcelona.
De volta a Pernambuco, foi Editor de Economia e da Primeira Página do Diário de Pernambuco; chefe da Assessoria de Comunicação da Secretaria da Fazenda de Pernambuco (gestão Everardo Maciel), Chefe de Redação e Editor de Telejornais da TV Globo Nordeste durante seis anos; chefe da Assessoria de Comunicação do Sistema Fiepe; consultor de imprensa da MPM Propaganda/Nordeste.
Há 24 anos é Diretor de Redação do Jornal do Commercio.
Tem artigos e crônicas publicados em várias antologias; escreveu, em parceria com o jornalista Ernani Régis, Quincas Borba no Folclore Político.
Veja também
Perfil da ABL no Twitter [3]
Comente o evento no Orkut [4]
Curta no Facebook [5]
25/8/2011
11/08/2011 - Atualizada em 10/08/2011
Links
[1] https://login.academia.org.br/%3Fsid%3D266
[2] https://login.academia.org.br/%3Fsid%3D354
[3] http://twitter.com/#!/abletras
[4] http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=103179285&tid=5644405210225186864&na=4
[5] http://www.facebook.com/note.php?created&&note_id=260848947272466&id=138222919521160