O Acadêmico, escritor e jornalista Ruy Castro abre a programação de julho do “Quinta é Cultura” com a palestra intitulada Trincheira Tropical, na quinta-feira, dia 10, às 17h30, sob a coordenação do Acadêmico Antonio Carlos Secchin.
A entrada é gratuita e as inscrições podem ser feitas pelo link: https://www.even3.com.br/trincheira-tropical-596334
A apresentação também será transmitida ao vivo pelo canal da ABL no YouTube pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=UGGr3xM2xJU
Ruy Castro revisita o Rio de Janeiro entre 1935 e 1945, período em que os efeitos da Segunda Guerra já eram sentidos no Brasil, mesmo antes da declaração oficial contra o Eixo em 1942.
Ele mostra como o conflito alterou profundamente o cotidiano carioca, com racionamento, blecautes, abrigos antiaéreos e até a infiltração de ideias nazistas e fascistas em plena vizinhança.
A guerra provocou uma modernização forçada e mudanças de hábitos, refletidas também na cultura, como na literatura, no jornalismo, na música e no cinema. A palestra é um retrato instigante de um Brasil em transformação, sob a sombra de um conflito global.
Na próxima quinta-feira, dia 17, às 17h30, a ABL fará uma homenagem a Cacá Diegues com a exibição do filme 5x Favela, Agora por Nós Mesmos, seguida de três curtas-metragens produzidos no âmbito do projeto Fazendo Meu Primeiro Filme.
Sobre Ruy Castro
Formado em Ciências Sociais pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ. É jornalista, tendo trabalhado nos principais veículos da imprensa como Manchete, Jornal do Brasil, TV Globo, IstoÉ, Playboy, Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo e Veja.
Desde 2007, é colunista da “Folha”.
Ganhou seis Jabutis, dois dos quais de Livro do Ano. Foi eleito em 2022 para a Academia Brasileira de Letras, cujo Prêmio Machado de Assis por conjunto da obra ganhou em 2021.
04/07/2025