O ciclo Literatura & Cia, que tem a coordenação do Acadêmico Cacá Diegues. terá seu capítulo final na próxima terça-feira, 28 de novembro, com o musicólogo Manoel Corrêa do Lago. A base dos textos será dos poetas modernistas, principalmente Manuel Bandeira, Mario de Andrade e Drummond e a ilustração será feia com alguns exemplos musicais. A palestra será realizada no Teatro R. Magalhães Jr., às 16h. A entrada é franca e as inscrições podem ser feitas pelo link: https://www.even3.com.br/literatura-e-musica/.
Manoel é autor do livro “O Círculo Veloso-Guerra e Darius Milhaud no Brasil” - modernismo musical no Rio de Janeiro antes da Semana”, lançado em 2010. Em 2005, doutorou-se em Musicologia na Unirio, seguido em 2008 de um pós-doutorado no IEB/USP. Possui dupla formação em Economia e Música. Seu bacharelado é em Economia na UFRJ, seguido de um Mestrado (“Master in Public Affairs”) na Universidade de Princeton (1980).
É membro da Academia Brasileira de Música. Estudou música em Genebra, Paris, Rio de Janeiro e Princeton. Coordenou a edição crítica do Guia Prático, de Heitor Villa-Lobos, lançada em 2009 pela Academia Brasileira de Música. Em 2011 foi o organizador do livro O Boi no Telhado – Música brasileira no Modernismo Francês, e em 2016 do livro Uma nova Missão Francesa.
O CICLO
O ciclo Literatura & Cia teve início no dia 7 de novembro, com a palestra “Literatura e Cinema”, ministrada por Cacá Diegues. eO Acadêmico é um dos fundadores do Cinema Novo no Brasil, vai falar sobre sua experiência na adaptação para o cinema de clássicos da literatura como “Xica da Silva”, “Tieta do Agreste” e “Deus é brasileiro” e “Orfeu” baseado na peça de Vinicius de Moraes, Orfeu da Conceição.
No dia 14, o advogado José Roberto de Castro Neves falou sobre dois de seus livros: “Caixa de Palavras” e “Direito e Literatura – o que os advogados e os juízes fazem com as palavras”. Mestre em Direito pela Universidade de Cambridge, Doutor em Direito Civil pela UERJ, professor da PUC/RJ e da FGV/RJ, José Roberto é ainda membro da Academia Brasileira de Letras Jurídicas e autor de diversos livros e artigos. No dia 21, o escritor Mauro Alencar, considerado o maior especialista em novelas do Brasil, falou sobre a adaptação literária para a teledramaturgia. Mauro Alencar trabalhou durante 30 anos na Rede Globo, onde foi consultor, pesquisador e professor de teledramaturgia.
21/11/2023