O professor e escritor João Candido Portinari, filho do pintor Candido Portinari, fala sobre os bastidores da criação e instalação dos painéis “Guerra e Paz” na sede da ONU, em Nova York. A palestra "Entre pincéis e palavras: o universo de Portinari em diálogo com a literatura" será na quinta-feira, dia 5 de setembro, às 17h30, com entrada franca. O evento tem coordenação da Acadêmica Rosisla Dacry de Oliveira e as inscrições podem ser feitas pelo link: https://www.even3.com.br/seminario-entre-pinceis-e-palavras-o-universo-de-portinari-em-dialogo-com-a-literatura-487031
João Candido também abordará a primeira itinerância dos painéis, que incluiu sua restauração no Brasil e exposições em importantes cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Paris, culminando com seu retorno à ONU em 2015.
A palestra tem como objetivo propor uma reflexão sobre a atualidade dos painéis "Guerra" e "Paz" de Portinari, presente do Brasil às Nações Unidas em 1957.
Segundo João Candido, a obra, que retrata a dicotomia entre a destruição e a esperança, mantém sua relevância e trágica atualidade mesmo após mais de meio século, ecoando nos conflitos e desafios contemporâneos.
- A obra de Portinari transcende o tempo e o espaço, confrontando-nos com a realidade da guerra e a necessidade premente da paz. A palestra busca inspirar a reflexão e a ação em prol de um futuro mais harmonioso e justo para todos – concluiu João Candido.
O seminário conclui com a apresentação da nova jornada global dos painéis, que os levará à Itália, à COP30 em Belém do Pará e à China, reforçando seu papel como um chamado universal à paz e à sustentabilidade.
03/09/2024