Rafael Teixeira
O Globo (24.03.2006)
O professor e crítico literário Domício Proença Filho é o novo ocupante da cadeira de número 28 da Academia Brasileira de Letras (ABL). Ele recebeu 21 votos contra 16 para o advogado Célio Borja na votação realizada ontem para a vaga deixada pelo ex-ministro Supremo Tribunal Federal Oscar Dias Corrêa, morto em novembro do ano passado.
Vinte e quatro acadêmicos estiveram presentes à votação, que durou pouco mais de 40 minutos, mas apenas 11 dos votos foram registrados em pessoa. Os outros 26 foram enviados por carta.
- A votação foi apertada, o que mostra o prestígio dos dois candidatos - disse o presidente da ABL, Marcos Villaça. - A Academia se enriquece com a presença de Domício, principalmente por suas atividades como crítico literário.
Domício celebrou a vitória em casa, em Copacabana, e disse que espera muito trabalho.
- Minha entrada na ABL permitirá que eu me dedique por mais tempo às minhas obssessões: a língua portuguesa e a literatura brasileira.
A próxima votação, para a cadeira número 29, vaga após a morte do escritor Josué Montello, está marcada para 21 de junho. O escritor Ziraldo mandou uma carta anteontem à ABL se inscrevendo.
- Por enquanto, estou cumprindo o ritual da Academia. Mas ainda é cedo para pensar no meu trabalho na ABL caso seja eleito - disse Ziraldo.
Além dele, já se inscreveram o publicitário e poeta Mauro Salles e a escritora Vilma Guimarães Rosa, filha de Guimarães Rosa.
22/05/2006 - Atualizada em 21/05/2006