A Academia Brasileira de Letras recebeu o concerto de abertura da nova temporada do Festival Interativo de Música e Arquitetura (FIMA) na quinta-feira, 22 de dezembro, às 18h30, no Salão Nobre. O espetáculo foi comandado pelo sopranista Bruno de Sá, que vem encantando o mundo lírico com sua voz, e o virtuoso piano da maestra Priscila Bomfim. Eles estiveram acompanhados dos comentários do arquiteto e professor titular da UFRJ, Gustavo Rocha-Peixoto. O repertório foi composto por obras de compositores dos séculos XVII ao XXI, passando por nomes como Scarlatti, Broschi, Piccinni, Mozart, até chegar aos brasileiros Villa-Lobos, Ovalle, Santoro e Miranda. A apresentação teve entrada franca.
Sobre o espetáculo
O espetáculo celebrou os 100 anos do Petit Trianon de Versailles - que após sediar o pavilhão francês na Exposição Internacional do Centenário da Independência em 1922 - foi doado pelo governo da França, no ano seguinte, à Academia Brasileira de Letras. O programa promoveu uma viagem à história e à arquitetura do palacete, desde a sua concepção na França, passando pelo reinado de Luiz XVI, até chegar a esplanada do Castelo, no Rio de Janeiro, para as celebrações do centenário da Independência e, em seguida, tornar-se a primeira sede própria da ABL. O festival conta com patrocínio do Instituto Cultural Vale por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Os acadêmicos também estiveram representados através da música, como “Azulão”, do compositor Jayme Ovale, com poesia de Manuel Bandeira. A música “Retrato”, de Ronaldo Miranda com letra de Cecília Meireles, também compõe o repertório.
O festival
Além de toda programação presencial, nesta segunda edição, o FIMA fará exibição online dos concertos (filmados em formato tradicional e em 360º), lançamento de websérie com notas de programa sobre os concertos, entrevistas com os convidados, além de um podcast com os músicos e palestrantes. As realizações do festival contemplam, ainda, aulas magnas de música gratuitas, presenciais ou remotas, com artistas convidados para o evento e o "FIMA na Escola’’. Esta última é uma ação educacional para alunos da rede pública do município do Rio de Janeiro, com o objetivo de sensibilizar crianças, estimulando novos caminhos de valorização de suas identidades culturais.
PROGRAMA
Solistas:
Bruno de Sá - Sopranista
Priscila Bomfim – Piano
ALESSANDRO SCARLATTI (1660-1725)
Da Serenata “Il Giardino d’Amore”
Ária “Se come dolce e vago”
COMPOSIÇÃO: 1705
DURAÇAO: 3 minutos
RICCARDO BROSCHI (1698 – 1756)
Da Ópera “Artaserse”
Ária “Son qual nave ch'agitata”
COMPOSIÇÃO: 1738
DURAÇÃO: 8 minutos
NICCOLÒ PICCINNI (1728-1800)
Da Ópera “La buona figliuola”
Ária “Furie di donna irata”
COMPOSIÇÃO: 1786
DURAÇÃO: 5 minutos
WOLFGANG AMADEUS MOZART (1756 - 1791)
Da Ópera “Le nozze di Figaro”
Ária “Dove sono”
COMPOSIÇÃO: 1786
DURAÇÃO: 5 minutos
JULES MASSENET (1842-1912)
Da Ópera “Chérubin”
Ária “Je suis gris! Je suis ivre!”
COMPOSIÇÃO: 1905
DURAÇÃO: 2 minutos
MODINHAS IMPERIAIS
Compilação de Mário de Andrade
“Róseas flores d’alvora”
“Lundum” para piano
“Ultimo Adeus de Amor”
CLAUDIO SANTORO (1919 - 1989)
Acalanto da rosa
Letra: Vinicius de Moraes
COMPOSIÇÃO: 1957
DURAÇÃO: 3 minutos
HEITOR VILLA-LOBOS (1887-1959)
Letra: Ruth V. Corrêa
Bachianas Brasileiras No.5
Ária “Cantilena”
COMPOSIÇÃO: 1938
DURAÇÃO: 6 minutos
Floresta do Amazonas - Melodia sentimental
Letra: Dora Vasconcellos
COMPOSIÇÃO: 1958
DURAÇÃO: 4 minutos
JAYME OVALLE (1894-1955)
Azulão op. 21
Letra: Manuel Bandeira
COMPOSIÇÃO: 1938
DURAÇÃO: 2 minutos
ANÔNIMO
Arr. Radamés Gnattali (1906-1988)
A casinha pequenina
COMPOSIÇÃO: 1940
DURAÇÃO: 3 minutos
RONALDO MIRANDA (1948 - )
Retrato
Poema: Cecília Meirelles
COMPOSIÇÃO: 1969
DURAÇÃO: 3 minutos
20/12/2022