A Academia Brasileira de Letras elege sua nova Diretoria para o ano de 2010, em sessão ordinária secreta, a ser realizada hoje, 10 de dezembro, a partir das 16h, no Petit Trianon.
A chapa oficial, liderada pelo Acadêmico Marcos Vinicios Vilaça, está assim constituída:
Presidente: Marcos Vinicios Vilaça
Secretária-Geral: Ana Maria Machado
Primeiro-Secretário: Domício Proença Filho
Segundo-Secretário: Luiz Paulo Horta
Tesoureiro: Murilo Melo Filho
Os estatutos da ABL estabelecem que a votação será para cada cargo, separadamente, em escrutínio secreto, considerando-se eleitos aqueles Acadêmicos que obtiverem a maioria absoluta (21 votos).
Tal como na eleição para a admissão de novos membros, prevê-se a possibilidade (nunca antes registrada) da realização de quatro escrutínios, caso algum dos candidatos não atinja a maioria requerida.
Ao final da sessão, o Presidente Cícero Sandroni anunciará os Diretores eleitos, procedendo, em seguida, à tradicional cerimônia de incineração das cédulas.
A nova Diretoria sucederá a atual - liderada pelo Presidente Cícero Sandroni-, eleita em 2007 e reeleita em 2008, permanecendo à frente da administração da ABL até o presente.
Saiba mais
Marcos Vilaça
O advogado, escritor, ensaísta e professor Marcos Vinicios Vilaça ocupa, desde 1985, a Cadeira nº 26 de ABL, na sucessão de Mauro Mota, tendo presidido a Academia no biênio 2006/2007.
Pernambucano, Vilaça nasceu em Nazaré da Mata, em 1939. Em junho último, tendo completado 70 anos de idade, aposentou-se do Tribunal de Contas da União (TCU), após 50 anos ininterruptos de vida pública. Filho único de Antonio de Souza Vilaça e Evalda Rodrigues Vilaça, é casado com Maria do Carmo Duarte Vilaça, com quem tem três filhos: Marcantonio (falecido em 2000), Rodrigo Otaviano e Taciana Cecília.
10/12/2009
08/12/2009 - Atualizada em 08/12/2009