Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > ABL inicia ciclo “Cadeira 41”, a cadeira que não existe

ABL inicia ciclo “Cadeira 41”, a cadeira que não existe

 

Uma revisão das lacunas. Essa é a proposta do ciclo “Cadeira 41", da Academia Brasileira de Letras, que começa no dia 6 de agosto, às 16h, sob a coordenação da Acadêmica e escritora Ana Maria Machado. A entrada é franca e as inscrições podem ser feitas pelo link: https://www.even3.com.br/graciliano-ramos-466225/

- A gente já faz, tradicionalmente, uma certa reflexão chamada “Cadeira 41”. Nós somos 40 cadeiras, então 41 é aquela que não existe, aquela que ninguém entrou, por circunstâncias diversas, porque não se candidataram ou porque numa candidatura não se elegeram e depois não se reapresentaram. Os que nos fazem falta, ou para mim, pelo menos, que organizo o ciclo – destacou a coordenadora do ciclo, Ana Maria Machado.

O ciclo

O ciclo terá quatro conferências. A primeira, “Graciliano Ramos", será no dia 6 de agosto. Ela será ministrada pelo Acadêmico e escritor Godofredo de Oliveira Neto, que abordará a obra de Graciliano Ramos, autor de “Vidas Secas” e tantas outras obras consagradas na literatura brasileira.

- Serão analisados os desafios para o escritor na construção dos personagens. A Arte e a mensagem política frente a frente – declarou o Acadêmico.

No dia 13, o escritor, professor e historiador Luiz Antonio Simas discorrerá sobre Joel Rufino dos Santos, historiador, ficcionista e intelectual engajado na causa negra, que teve seus trabalhos censurados pela ditadura civil-militar de 1964.

Já no dia 20, o professor aposentado de Teoria da Literatura e Literatura Comparada na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), membro da Academia Mineira de Letras Wander Melo Miranda ministrará a conferência “Henriqueta Lisboa, além da imagem”. “Henriqueta foi uma poeta mineira da mesma geração de Cecília Meireles, mas era um momento em que a ABL não admitia mulheres”, completou Ana Maria.

No dia 27, o jornalista, cronista e escritor Humberto Werneck, não se contentou em falar apenas sobre um mineiro, como explicou Ana Maria Machado. Em sua conferência, ele falará de dois: "Murilo Rubião e Hélio Pellegrino: dois craques a (re) descobrir”. Hélio Pellegrino, que estaria fazendo 100 anos nesse ano, é psicanalista, escritor e poeta, conhecido por sua militância de esquerda e por sua amizade com os também escritores. Já Murilo Eugênio Rubião foi jornalista e escritor. Ficou reconhecido como um grande expoente do gênero Realismo Mágico na Literatura Brasileira.

INSCRIÇÕES:

13 de agosto - Joel Rufino dos Santos – https://www.even3.com.br/joel-rufino-dos-santos-466230/

20 de agosto - “Henriqueta Lisboa, além da imagem” - https://www.even3.com.br/henriqueta-lisboa-466237

27 de agosto - "Murilo Rubião e Hélio Pelegrino: dois craques a (re) descobrir” - https://www.even3.com.br/murilo-rubiao-e-helio-pelegrino-466243

30/07/2024