A Academia Brasileira de Letras recebeu em doação no dia 9 de maio, em cerimônia realizada na sala da Presidência, o arquivo do Acadêmico, professor e ensaísta Ivan Lins (Ivan Monteiro de Barros Lins). A assinatura do contrato foi feita, em nome da família, por sua filha Sofia Beatriz Carneiro Lins, e pelo Secretário-Geral da Academia, Geraldo Holanda Cavalcanti, representando na cerimônia a Presidente Ana Maria Machado, ausente por estar na Europa. O dossiê foi recebido oficialmente pelo Diretor do Arquivo da ABL, Acadêmico e historiador José Murilo de Carvalho.
Terceiro ocupante da Cadeira número 1 da Academia Brasileira de Letras – a mesma que hoje ocupa a Acadêmica Ana Maria Machado –, eleito em 7 de agosto de 1958, na sucessão de Afonso d`’Escragnolle Taunay, Ivan Lins foi jornalista, professor, pensador, ensaísta e conferencista. Nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais, em 16 de abril de 1904, e faleceu no Rio de Janeiro, em 16 de junho de 1975. Em 1942, foi nomeado, pelo presidente Getúlio Vargas, ministro do Tribunal de Contas do então Distrito Federal. Aposentou-se em 1974, passando a dedicar-se ao preparo de suas memórias, que ficaram inacabadas. Deixou uma extensa obra no campo da história das ideias com ensaios à luz do positivismo. Sua obra mais importante é a “História do Positivismo no Brasil”.
Compareceram à cerimônia, além de Geraldo Holanda Cavalcanti e José Murilo de Carvalho, os Acadêmicos Domício Proença Filho, Primeiro-Secretário, Evanildo Bechara, Tesoureiro, Eduardo Portella, Alberto da Costa e Silva, Marcos Vinicios Vilaça, Alberto Venancio Filho, Sergio Paulo Rouanet, Cícero Sandroni, Antonio Carlos Secchin, e a Acadêmica eleita Rosiska Darcy de Oliveira.
Veja também
Perfil da ABL no Twitter
Comente o evento no Orkut
Curta no Facebook
9/5/2013
09/05/2013 - Atualizada em 08/05/2013