Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Grupo "Cantores do Chuveiro" se apresenta na ABL

Grupo "Cantores do Chuveiro" se apresenta na ABL

 

A Academia Brasileira de Letras convidou para o show "Chuveiro Iluminado", com o grupo Cantores do Chuveiro.

O grupo, formado há uma década, é composto por Laura Sandroni, Fernando Rocha, Paulo César Lopes, Clara Redig, Octavio Brandão e Zezé Samper.

A apresentação do "Chuveiro Iluminado" é uma homenagem a Augusto Boal, diretor teatral falecido no ano passado, e marca os 10 anos de criação do grupo. Boal foi quem primeiro acreditou na paixão dos “amadores”, assinando a direção geral e roteiro da estreia no Porão da Casa de Cultura Laura Alvim, em 1999, e foi quem, segundo Fernando, "ensinou tudo de palco para eles, deixando-os à vontade, inclusive, para escolher qual música cada um queria cantar".
“No espetáculo, nós dialogamos uns com os outros. Cada tema está interligado, cada música conta uma história”, explica Laura.

O grupo, batizado de Cantores do Chuveiro em 2000, conta com um repertório de 50 canções de amor, que são dispostas em temas e situações, como: “A busca”, “O começo da solidão” e “O renascer da esperança”. “Eu sonhei que tu estavas tão linda” (Lamartine Babo/Francisco Matoso), “Nervos de aço” (Lupicínio Rodrigues), “De conversa em conversa” (Isaurinha Garcia), “Risque” (Ary Barroso), “Pierrô apaixonado” (Noel Rosa/Heitor dos Prazeres) e “Castigo” (Dolores Duran) são também alguns dos clássicos interpretados pelo grupo. “Mesmo sendo um repertório com canções que muitos podem considerar ‘antigas’, é importante falar que nossa sonoridade é totalmente moderna, e isso se deve muito ao senso estético de nosso diretor musical Paulo Malaguti”, destaca Paulo Cesar. “Somos cantores maduros pós-modernos”, brinca Fernando.

O show aconteceu no dia 17 de novembro, às 17h30min, no Teatro R. Magalhães Jr.. A entrada foi franca.

Saiba mais

Componentes do grupo

Clara Redig – Arquiteta. Gravou os CDs "Clara Redig", com música popular brasileira de diversos autores; "Encontro Feminino" com músicas brasileiras, americanas e sulamericanas feitas para serem interpretadas por mulheres; e "Luz", com composições de Francis Hime.

Fernando Rocha - Psicanalista, gravou os CDs “Cartola por Fernando Rocha”, “Palavra Nordestina”, “Nordeste ao vivo no Mistura Fina”. “Um brasileiro em Paris” e prepara atualmente “Vamos chamar o vento”, com repertório de Dorival Caymmi.

Laura Sandroni – Escritora, mestre em literatura brasileira e crítica em literatura infantil. Mãe da cantora Clara Sandroni, do violonista Carlos Sandroni e do diretor Dudu Sandroni.

Octavio Brandão – Engenheiro e empresário construtor. Violonista clássico. Foi membro do Grupo Vox Populi (1969-70), com quem gravou dois LPs e dois compactos, e do Quarteto Forma (1970-72), com um LP gravado.

Paulo Cesar Lopes – Engenheiro. Participou, no final da década de 70, de Festivais de Música em Volta Redonda, Bom Jesus do Itabapoana e Muriaé, como compositor e cantor. Fez parte, de 2004 a 2008, como intérprete, do Grupo Contraponto. Pratica violão como autodidata desde adolescente.

Zezé Samper - Comunicóloga, mestre em Comunicação e especialista em Educação em Saúde. Viveu em alguns países africanos, onde atuou como consultora de organismo internacional. Trabalha em saúde pública.

17/11/2010



15/11/2010 - Atualizada em 15/11/2010