Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > “O mistério de Deus na tradição do Islã” é tema do ciclo de maio

“O mistério de Deus na tradição do Islã” é tema do ciclo de maio

 

Faustino Teixeira, pesquisador e professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião da Universidade Federal de Juiz de Fora, fará a segunda palestra do ciclo “Deus, deuses” na próxima terça-feira, 14 de maio, às 16h, com o tema “O mistério de Deus na tradição do Islã”. A entrada é franca.

“Vou apresentar, de forma sintética, minha visão do mistério de Deus a partir de um dos grandes nomes da mística islâmica, particularmente da mística sufi, que é Jalal ud-Din Rûmî, nascido em província da Pérsia no início do século XIII. Vou mostrar alguns traços da visão de Deus na mística islâmica. Para a tradição do Islã, a grande teofania está presente num livro: o Corão. A Palavra ocupa nessa tradição religiosa uma importância fundamental.”

Segundo Faustino, para a tradição do Islã, a grande teofania está presente num livro: o Corão. A Palavra ocupa nessa tradição religiosa uma importância fundamental. Trata-se de um “ditado sobrenatural registrado por um profeta inspirado.Um dos mais singulares buscadores cristãos que dialogam com o Islã, o franciscano Jean-Mohammed Abd El-Jalil (1904-1971) sinalizou que uma das melhores formas de “compreender um povo é meditar os textos que ele utiliza para a oração”. Daí a importância do livro do Corão para acessar a experiência de Deus dos muçulmanos.

“A tradição islâmica não cessa de recordar os 99 nomes de Deus presentes no Corão. Para a exegese muçulmana, estes nomes representam símbolos ou qualificativos da realidade divina, jamais alcançada pelos limites humanos. Para Deus são reservados os “mais belos nomes” (7,180; 17,110).

Uma rica série de nomes de Deus podemos acessar através do Corão, entre os quais o Deus de amor e de perdão, que tem entranhas de misericórdia (rahman e rahim). O Deus da delicadeza, da sutileza e bondade (Al-Latif); o Deus justo e equitativo (Al-´ADL); o Deus sábio (Al-´Alim), nobre (Al Mayid), fiel e generoso (Al Karim); o Deus vivente (Al.Hayy); o Deus da luz (Al-Nur) o Deus que guia (Al-Hadi), o o consolador (Al Samad); o Deus da paz (Al Salam). Como assinala o livro do Corão, Ele é o Santo e a Paz.”

Sobre o conferencista:

Faustino Teixeira é professor titular (aposentado) da Universidade Federal de Juiz de Fora, tendo atuado no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião. Foi também pesquisador do CNPQ. Sua área de atuação é Teologia das Religiões, Mística Comparada das Religiões e Diálogo Inter-Religioso. Atualmente leciona no Instituto Humanitas da Unisinos em cursos sobre Literatura e Religião e Debates sobre Cinema (Filmes em Perpectiva). Atua também nos programas do Paz e Bem, dirigido por Mauro Lopes.

O CICLO

O ciclo segue no dia 21 de maio com a palestra da escritora e professora de Teologia da PUC-Rio, Maria Clara Bingemer. No encontro, ela falará sobre “Aquele que é - O Deus da Bíblia”. No dia 28, o tema da palestra será “Os Deuses do Olimpo” e será ministrada pelo professor de Grego Clássico na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Rafael Brunhara.

 

08/05/2024

Vídeos relacionados