A Academia Brasileira de Letras exibirá o filme "Línguas da Nossa Língua", que tem roteiro e direção de Estevão Ciavatta. O documentário aborda questões fundamentais sobre a identidade cultural e a construção do nosso idioma, como a variedade de 270 línguas nativas e africanas faladas no Brasil, e conta com a participação de membros da Academia Brasileira de Letras, como Nélida Piñon. A entrada é gratuita.
O filme ainda exibe encontro de Caetano Veloso e Yeda Pessoa de Castro, referência em estudos de línguas africanas no Brasil, que são parentes e não se viam há mais de 30 anos. Maria Bethânia também participa com leitura de autores clássicos da literatura brasileira. Essa é a primeira vez que a língua Pajubá, linguagem de resistência adotada pelas travestis, foi registrada de forma documental. A música de abertura original é composta por Arnaldo Antunes.
Sinopse:
O que distingue um povo do outro é a língua, porque ela é o traço que define a sua identidade cultural e a sua experiência no mundo. Mas o Brasil vive uma situação linguística sui generis: ao mesmo tempo em que 98% da população fala o português, somos o país com uma das maiores diversidades linguísticas do mundo, com mais de 160 línguas nativas e africanas faladas em nosso território. Então, o que nos distingue como nação?
Inscrições pelo link: https://www.even3.com.br/exibicao-do-filme-linguas-da-nossa-lingua/