Uma celebração da cultura popular nordestina. Essa é a proposta da Festa da Literatura de Cordel (FLIC), que será realizada em Fortaleza nos dias 26 e 27 de outubro. A iniciativa, fruto de uma parceria entre a Academia Brasileira de Letras e o Sebrae/CE, busca enfatizar a importância da difusão da literatura de Cordel. O Acadêmico e escritor Antônio Torres irá participar da mesa de abertura na quinta-feira (26), pela manhã. Já na sexta-feira (27), às 19h30, será realizado o lançamento da Revista da Academia Brasileira de Letras – Cordel em Foco na sede da Academia Cearense de Letras.
Além de painéis de debates com especialistas, o evento contará com apresentações de poetas, cantorias, sarau, oficinas, exibição de vídeos e documentários relacionados ao tema. A programação ainda inclui a Feira Popular, que terá exposição de cordéis e seus autores. As atrações serão distribuídas nos espaços do Sebrae/CE, Academia Cearense de Letras (ACL), Estação das Artes e na Kuya – Centro de Design do Ceará e irão abordar o gênero literário em seus diversos aspectos, como a tradição da oralidade, a educação e a geração de negócios na Economia Criativa.
Parceria Sebrae/CE e ABL
A realização da FLIC faz parte das ações do acordo de cooperação técnica celebrado entre Sebrae/CE e Academia Brasileira de Letras (ABL) em outubro do ano passado. A iniciativa tem o objetivo de contribuir para o fortalecimento do ecossistema socioprodutivo e cultural da literatura de cordel na região Nordeste. A parceria prevê o desenvolvimento de estudos, pesquisas, publicações e eventos relacionados ao ecossistema produtivo da Literatura de Cordel, substancializados nas questões alusivas ao patrimônio cultural e economia dos nove estados nordestinos. Ela está inserida dentro do contexto do projeto de Economia Criativa do Sebrae na região Nordeste, que visa apoiar o desenvolvimento e o fortalecimento dos pequenos negócios criativos na região. A FLIC conta com o apoio da Academia Cearense de Letras (ACL), do SESC e Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, do Instituto Mirante de Cultura e Arte, da Estação das Artes, da Kuya – Centro de Design do Ceará e do Mercado Alimenta CE. As inscrições são gratuitas e estão disponíveis no link: https://www.sympla.com.br/evento/i-flic-festa-da-literatura-de-cordel/2191316.
A PROGRAMAÇÃO
A abertura da festa literária será realizada no dia 26, a partir das 9 horas, no auditório do Sebrae/CE, com a apresentação do documentário “FLIC – Inovações e intercruzamentos presentes na cultura popular, comunicação e identidade nordestinas”.
No mesmo local, também serão realizados os painéis “Cordel e Identidade Poética Feminina”, “Cordel e Educação”, “Cordel e Oralidade: O Berço da Alfabetização Poética” e “A Riqueza do Cordel – Um Olhar para a Economia Criativa”, além da apresentação de poetas e cordelistas.
Academia Cearense de Letras
No dia 27, a programação do evento se divide entre a Academia Cearense de Letras, Estação das Artes e no KUYA – Centro de Design do Ceará. A ACL receberá a partir das 10h30 a Oficina Literatura de Cordel com o poeta e educador Edgar Diniz (PE). Um total de 50 vagas estão sendo destinadas para esta capacitação.
Já às 19h30, o Palácio da Luz, como é conhecido a sede da ACL, receberá o Lançamento da Revista da Academia Brasileira de Letras – Cordel em Foco. Estação das Artes O Complexo Cultural Estação das Artes irá receber no dia 27 uma vasta programação cultural, começando a partir das 9h30, o com o lançamento da Exposição “Nordeste Planetário”. A Exposição ofertará uma experiência interativa e educacional para o público, sobre a cultura popular da região, utilizando de imagens e poesias que dialoguem no sentido de criar uma experiência visual e literária completa.
Também na sexta-feira, a partir das 14 horas, será ofertada ao público a Oficina de Xilogravura, com o mestre José Lourenço Gonzaga, referência do estado na arte e assessor artístico da Lira Nordestina. Já a partir das 17h30, a Estação das Artes receberá o Sarau dos Cordelistas, onde os poetas serão convidados a apresentar desafios de improvisação, cantoria, dramatização, embolada e declamação.
Será um momento de confraternização entre cantadores, cordelistas, poetas de todos os territórios culturais do Nordeste, celebrando a arte e a cultura da região. O sarau será conduzido por uma dupla de cantadores: Geraldo Amancio e Guilherme Nobre.
Logo após o sarau, das 19h às 20h, haverá a apresentação do Coco da Praia do Iguape com Mestre Chico Casueira e das 20h às 21h, acontece a Roda de Capoeira e de Maculelê conduzida por Mulheres do Coletivo Capoeira Convida, em parceria com o Sesc Ceará.
Kuya – Centro De Design do Ceará
A programação no KUYA – CENTRO DE DESIGN DO CEARÁ começa às 9 horas com a Feira Popular, que contará com a exposição de cordéis e seus autores e espaço de leitura. Também às 9 horas, será realizado o cine debate com a apresentação de filmes (curtas) sobre Cordel e roda de conversa com autores Rui Ferreira, Ítalo Maia, Telmo Carvalho.
Já às 10h30, o espaço do KUYA irá abrigar a oficina de declamação com o poeta Aldo Anísio, para a qual foram disponibilizadas 30 vagas. À tarde, às 14 horas, a programação da FLIC trará a oficina de contação de histórias em cordel, com Goreth Costa (CE). Esta capacitação tem limitação de 50 vagas.
25/10/2023