Acadêmico e cineasta Carlos Diegues é o terceiro palestrante do Ciclo de Conferências “O que falta ao Brasil?”
Publicada em 08/08/2019
O economista, sócio fundador e diretor do Instituto de Estudos de Política Econômica/Casa das Garças e Acadêmico Edmar Lisboa Bacha foi o palestrante convidado da quarta conferência do ciclo O que falta ao Brasil? O tema abordado foi Porque ficamos para trás. O ciclo tem como coordenadora a Acadêmica e escritora Rosiska Darcy de Oliveira. O evento foi realizado no dia 22 de agosto, quinta-feira, no Teatro R. Magalhães Jr. (Avenida Presidente Wilson, 203, Castelo, Rio de Janeiro).
A Acadêmica e escritora Ana Maria Machado é a coordenadora geral dos Ciclos de Conferências de 2019.
Os Ciclos de Conferências, com transmissão ao vivo pelo Portal da ABL, têm o patrocínio da Light.
Foram fornecidos certificados de frequência.
O ciclo terá mais uma conferência no mês de agosto, no mesmo local e horário: Um futuro pior que o passado? Reflexões na antevéspera do bicentenário da Independência, com o diplomata Rubens Ricupero, quinta-feira, dia 29.
Edmar Lisboa Bacha é sócio fundador e diretor do Instituto de Estudos de Política Econômica/Casa das Garças, um think tank no Rio de Janeiro, e também membro da Academia Brasileira de Ciências.
Formou-se em economia pela Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG. É um dos primeiros economistas brasileiros com doutorado no exterior, pela Universidade de Yale, em 1968.
Em 1974, publicou uma fábula sobre o reino de Belíndia, junção de Bélgica com Índia, que se tornou desde então uma imagem recorrente do Brasil.
Integrou a equipe econômica que dominou a hiperinflação com o Plano Real, em 1994.
Foi presidente do BNDES e do IBGE, e professor em diversas universidades brasileiras e americanas. No setor privado, foi consultor sênior do Banco Itaú BBA e presidente da Associação Nacional de Bancos de Investimento.
Autor de 12 livros, organizou 18 livros sobre temas econômicos, políticos e sociais do Brasil e da América Latina. Publicou também cerca de 200 artigos em periódicos especializados e, aproximadamente, 100 artigos em órgãos da imprensa.
Seu último livro autoral é Belíndia 2.0: Fábulas e Ensaios sobre o País dos Contrastes (Civilização Brasileira, 2012). O último livro que organizou é A Crise Fiscal e Monetária Brasileira (Civilização Brasileira, 2016). Ambos foram agraciados com o Prêmio Jabuti.
Livro em sua homenagem, com o título De Belíndia ao Real: Ensaios em Homenagem a Edmar Bacha, com textos apresentados por colegas e ex-alunos em seminário na Casa das Garças, será publicado ainda este ano pela Civilização Brasileira.
A Biblioteca Rodolfo Garcia disponibiliza seu acervo para pequisa e leitura de obras relacionadas ao tema desta conferência, como "Saídas para a crise em mão dupla [texto]", "Como reagir a crise? [texto] : políticas econômicas para o Brasil" e "Economia [texto] : considerações sobre os caminhos para o desenvolvimento".
Para consultar mais materiais como os citados, acesse o link abaixo e visite os "Levantamentos bibliográficos" realizados para este evento.
Publicada em 08/08/2019