Professores e pesquisadores Claudio Cezar Henriques e José Carlos Azeredo falam na ABL sobre o tema “De volta a (à) Gramática”
Publicada em 06/11/2015
O professor Ricardo Cavaliere, da Universidade Federal Fluminense (UFF), fez a terceira e última palestra do ciclo “A Academia e a Língua Portuguesa”, intitulada Afinal, que é gramática tradicional?. A conferência aconteceu no dia 17 de novembro, terça-feira, às 17h30min, no Teatro R. Magalhães Jr., Avenida Presidente Wilson 203, Castelo, Rio de Janeiro. Entrada franca.
Foram fornecidos certificados de frequência.
O Acadêmico Antonio Carlos Secchin foi o coordenador-geral dos ciclos de conferências de 2015.
Saiba mais:
Ricardo Cavaliere possui graduação em Letras (Português/Inglês) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrado em Língua Portuguesa (Letras Vernáculas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutorado em Língua Portuguesa (Letras Vernáculas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Fez estágio de pós-doutorado em História da Gramática no Brasil, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, sob supervisão do professor e filólogo Evanildo Bechara.
Atualmente, Cavaliere é professor associado da Universidade Federal Fluminense, membro da Academia Brasileira de Filologia, diretor da Revista Confluência, conselheiro do Real Gabinete Português de Leitura, que lhe conferiu o título de Grande Benemérito, e conselheiro do Liceu Literário Português. Tem experiência na área de Letras e Linguística, com ênfase na descrição do português e na historiografia dos estudos linguísticos. Dentre suas obras, destacam-se: Fonologia e morfologia na gramática científica brasileira e Pontos essenciais em fonética e fonologia.
Publicada em 06/11/2015