
Fragilidade democrática
Nos Estados Unidos, a reação a Trump tem sido muito branda por parte do Judiciário, embora em alguns estados o presidente autocrático já tenha sofrido derrotas importantes
Nos Estados Unidos, a reação a Trump tem sido muito branda por parte do Judiciário, embora em alguns estados o presidente autocrático já tenha sofrido derrotas importantes
Não existe um candidato de direita que se viabilize sem o apoio explícito de Bolsonaro, mas um simulacro do bolsonarismo ficará restrito a um nicho radicalizado que não é competitivo.
Não culpar Bolsonaro pela tentativa de golpe seria cegueira deliberada, só aceitável para seus seguidores mais fanáticos.
Todos os que foram identificados participando da baderna e das invasões merecem ser punidos, mas não na mesma proporção
Os verdadeiros golpistas são aqueles que organizaram, planejaram e lideraram as manifestações , com o intuito de golpear as instituições. Não se fala aqui de impunidade, mas de punir com equilíbrio e sem espírito de vingança.
Os mercados, e não apenas o brasileiro, não acreditam que Lula tenha condições de mudar a rota que traçou para seu governo
Anistia não é uma reivindicação popular, não há motivação genuinamente espontânea para livrar os golpistas das penas da lei.
Foi com espírito conciliador e cauteloso que, há exatos 40 anos, José Sarney assumia a Presidência da República o primeiro civil após 21 anos de ditadura militar, iniciando a transição para a democracia
Demitir mulher do ministério é o que Lula faz com mais tranquilidade. Já demitiu três.
É difícil ver a nomeação de Gleisi como avanço para um governo mais amplo, de coalizão nacional.
A prerrogativa de errar por último, na definição de Rui Barbosa, não transforma erros em acertos, adverte o constitucionalista, nem exime quem a exerça do escrutínio da opinião pública.
Tanto Lula quanto Bolsonaro estão convencidos de que só eles podem levar adiante os planos grandiosos que têm para o país.
O primeiro Oscar, que nunca se esquece, é a demonstração internacional da maturidade de nossa indústria cinematográfica.
A escolha de Gleisi Hofmann mostra que a reforma ministerial anunciada por Lula não tem o objetivo de ampliar a base de apoio governista, nem de tornar realidade o governo de frente ampla prometido na campanha presidencial.
Nos últimos meses, o governo Lula está em decadência notável, e muito rapidamente.